quarta-feira, 21 de setembro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DA CNEC

      A CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade), foi um movimento que surgiu em 29 de julho de 1943, pela insatisfação de um grupo de jovens acadêmicos, liderado por Felipe Thiago Gomes.

     Nessa época, ainda, a escola era um privilégio de poucos, por esse motivo, esse grupo junta suas forças e resolve oferecer ensino gratuito as pessoas que não tinha condições de arcar as despezas com estudos. Com isso, nasce a primeira unidade de ensino, localizada em Recife e denominada como "Ginásio Castro Alves".    Os alunos marginalizados, de pés no chão, de roupa suja e rasgada recebiam os ensinamentos dos seus primeiros mestres, que de forma voluntária, estavam dispostos a compartilhar o que sabiam com quem tinha "sede" de aprender algo.
     Essa criação estudantil obteve êxito, e impulsionado pela boa vontade de democratizar a educação a "todos", Tiago Gomes inicia uma caminhada árdua, procurando levar o sucesso da sua iniciativa Brasil a fora, ressaltando que as comunidades podem dar a sua parcela de contribuição, desde que, alguém assumisse o compromisso de educar os humildes como um dever de cidadania e compromisso sociocultural.

     Em pouco tempo, Tiago acabou criando uma sociedade estudantil que se espalhava de forma significativa por todo o país. Passou a se chamar Movimento do Ginásio do menino Pobre, depois Campanha do Ginásio Gratuito, com a expansão pelo território nacional, mais tarde, passou a ser conhecida como Campanha Nacional do Educandário Gratuito.
Na atualidade, esse movimento é denominado como a CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade) que se faz presente de norte a sul do país, contando com 236 unidades de ensino cenecista em todo o Brasil, atendendo 109.861 alunos(as), 7.193 Professores(as), 4.007 Funcionários(as) e 23 Instituições Cenecistas de Ensino Superior.
 Tem como principal finalidade:
  • Despertar e coordenar os esforços das comunidades para ações educativas, culturais, assistenciais, de preservação ambiental e prestação de serviços;
  • Oferecer serviços educacionais em todos os níveis e modalidades de ensino;
  • Implantar e administrar unidades de produção, comunicação, assistência social, turismo e pesquisa;
  • Desenvolver e incentivar práticas desportivas, destinando os recursos obtidos exclusivamente à sua manutenção.
                                                        Atual logomarca da CNEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário